Convencendo o juiz: retórica e os advogados

Mikhail Nikolai
Por Mikhail Nikolai
Dr. Amauri Jacintho Baragatti

A habilidade de persuasão é iminente para o mundo jurídico. À vista disso, o advogado Amauri Jacintho Baragatti entende que é essencial para os estudantes de direito saberem a importância da retórica para os advogados, a fim de se tornarem bons profissionais. Quer ser um ótimo advogado? Acompanhe o artigo e confira a importância da retórica para sua carreira. 

O que é retórica?

De acordo com o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, retórica é um disciplina, estudada por vários cursos superiores, que basicamente compreende a arte da argumentação. Ela é amplamente observada e praticada pelos estudantes que lidam com palestras ou participam constantemente de debates em suas carreiras profissionais. 

Portanto, essa disciplina é utilizada como uma ferramenta linguística para os indivíduos se comunicarem adequadamente diante de uma determinada situação, exercendo uma persuasão sobre um determinado assunto. Para algumas profissões é fundamental dominar essa ferramenta para captar e convencer as pessoas a acreditarem no que estão ouvindo. 

Qual a importância da retórica para os advogados?

Assim, como comenta o célebre Amauri Jacintho Baragatti, é evidente que um advogado atua defendendo um caso jurídico de uma pessoa. Desse modo, dependendo da gravidade da infração do indivíduo, o poder de persuasão do advogado pode auxiliar a isentá-lo e diminuir sua pena.

Logo, a retórica se faz uma ferramenta muito importante para esses profissionais, considerando que quanto maior seu domínio na arte de falar bem, maior é sua capacidade de convencer o júri, e consequentemente as possibilidades de vencer uma causa difícil são muito maiores, fazendo com que esses sejam advogados requisitados pela população. 

Quais são as vantagens da retórica para a advocacia? 

Além do mais, como indica o PhD em psicanálise Amauri Jacintho Baragatti, existem diversos benefícios que a retórica concede para a área do direito, como a sua indispensável capacidade de convencer o público, na qual se leva o ouvinte a concordar com a perspectiva apresentada pelo falante.

Ainda, as demais vantagens apresentadas por essa ferramenta para a área judicial, são:

  • Possibilidade de retirar ou reduzir a pena;
  • Possibilidade de inocentar ou criminalizar alguém;
  • Convencer o juiz de conceder aquilo que deseja;
  • Provocar confissões.

Quer ser um advogado bem sucedido? Então se empenhe em dominar a retórica.

Share This Article
Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *