Tecnologia

5G em Porto Alegre: clientes relatam que seus telefones ainda não operam com a nova tecnologia

O sinal do 5G foi liberado para uso em Porto Alegre nesta sexta-feira (29). A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o uso da frequência e, conforme as operadoras forem realizando o pagamento das licenças, elas já podem fornecer o sinal aos usuários. No entanto, clientes relataram à reportagem da RBS TV durante a manhã desta sexta que seus telefones, apesar de compatíveis com a nova tecnologia, ainda não operavam com a nova frequência.

“No meu, está 4G. Deixa eu ver aqui… não entrou. Deveria ser automático, né?”, conta a assistente administrativa Kimberly dos Santos.

A Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as operadores, afirma que “a rede 5G, na frequência de 3,5GHz, foi ativada hoje em Porto Alegre e terá crescimento gradativo na cobertura móvel na cidade. Não há registro de qualquer problema no que diz respeito às redes das prestadoras. Para ter mais informações e tirar dúvidas sobre as condições de uso e aparelhos compatíveis com a tecnologia 5G, o usuário pode consultar o site da sua operadora”.

A RBS TV ouviu ainda outras três pessoas no Centro Histórico de Porto Alegre que disseram que seus telefones eram compatíveis com 5G e que ainda não reconheciam a nova frequência.

Há também o caso daquelas pessoas que estão ansiosas com a nova tecnologia, mas precisarão de um novo telefone para isso. É o caso da consultora de vendas Ana Carolina da Rosa.

“Eu achei que seria necessária uma atualização do telefone, não sabia bem como ia funcionar. Mas vou precisar trocar de aparelho para aproveitar o 5G”, conta.

A Capital tem, segundo o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), 103 estações ativadas. Esta quantidade está 80% acima do mínimo exigido.

Porém, conforme a prefeitura, Porto Alegre tem 291 antenas de 4G licenciadas, que podem ser substituídas por 5G de acordo com a demanda e os planos de cada operadora.

Além disso, conforme o secretário Germano Bremm, a cidade está preparada para receber antenas 5G no mobiliário urbano, ou seja, em 42 mil placas de rua, 100 mil postes de iluminação, 1,5 mil paradas de ônibus e 170 relógios de rua.

“São necessárias 10 antenas 5G para ter a mesma abrangência que uma 4G. Então, nós previmos a possibilidade de instalação de antenas em placas de rua e na iluminação pública”, detalha o titular da pasta.

A obrigação das operadoras é instalar uma antena para cada 100 mil habitantes, mas a prefeitura estima que esse número será superado rapidamente.

Claro
A Claro informa que não vai exigir nenhuma alteração de contrato dos clientes. Basta que ele tenha um aparelho compatível com o 5G e estar em uma área de cobertura, sem a necessidade de mudar plano ou chip. Atualmente, segundo a empresa, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G.

A operadora estará disponível em 12 bairros de Porto Alegre: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza e Vila Assunção.

A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

“A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões, oportunidades em negócios, serviços, comunicações, acelera a digitalização, além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia o presidente da empresa, José Félix.

TIM
As tecnologias atuais e o 5G coexistirão, segundo a TIM, e os investimentos em infraestrutura para expansão da rede 4G continuarão. A operadora tem meta de chegar a todos os municípios brasileiros com a internet de 4ª geração até 2023, ao mesmo tempo em que ativará o 5G em todo país, conforme cronograma da Anatel.

Os aparelhos com outras tecnologias continuarão funcionando normalmente, se conectando às redes às quais são compatíveis, assim como os aparelhos 5G, que poderão se conectar à rede 4G onde o sinal da nova frequência não estiver disponível.

De acordo com a operadora, não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.

A cobertura seguirá os requisitos da Anatel, progredindo gradualmente para todas as regiões. A TIM iniciará a cobertura nesta sexta-feira (29) em 33 bairros em Porto Alegre.

Independência
Santana
Centro
Santa Tereza
Santo Antônio
Jardim Lindoia
Menino Deus
Cristo Redentor
Navegantes
Bom Jesus
Rubem Berta
Itu Sabará
Sarandi
Vila Ipiranga
Nonoai
Moinhos de Vento
Passo D´Areia
Partenon
Cidade Baixa
Humaitá
Maria Gorete
São Sebastião
Bela Vista
Auxiliadora
São Geraldo
Cavalhada
Cascata
Alto Petrópolis
Petrópolis
Boa vista
Floresta
Praia de Belas
Protásio Alves
Vivo
A Vivo informa que, para usar o 5G, basta ter um plano móvel da operadora e um aparelho compatível com a tecnologia. Atualmente, são mais de 2,5 milhões de clientes que já possuem essa condição no país.

Os clientes com chip 4G já têm acesso ao 5G. Nas regiões com cobertura, a conexão será automática e, dessa forma, o ícone 5G aparecerá na tela do aparelho. A empresa possui 47 aparelhos homologados compatíveis nas frequências de 3,5GHz e 2,3GHz.

A operadora não informa os bairros, mas disponibiliza no site um mapa com a área de cobertura (em roxo) pelo 5G.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo